Novas publicações do mundo do trabalho

Recentemente foram publicados números novos de vários periódicos do mundo do trabalho, como a Revista Brasileira de Saúde Ocupacional e o boletim Mercado de Trabalho: Conjuntura e Análise.

Nota Técnica

As Notas Técnicas do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) são publicações que trazem um único artigo, estudo ou texto de autoria do próprio Dieese, sobre os diferentes temas de pesquisa do Departamento.

Em agosto de 2013 foi publicada a Nota Técnica mais recente, “Os Brics e a ação sindical” (n. 128), que, além de explicar o conceito por trás da sigla, seu histórico e significado político e econômico, também aborda as principais questões tratadas na 5ª cúpula desse grupo, ocorrida no primeiro semestre de 2013, assim como as decisões do 2º Fórum Sindical dos Brics, que propõe uma plataforma sindical progressista para os cinco países integrantes.

Para acessar o documento clique aqui. Mais informações sobre as Notas Técnicas, como títulos de números anteriores, podem ser obtidas no site do Dieese.

Mercado de Trabalho: Conjuntura e Análise

O boletim Mercado de Trabalho: Conjuntura e Análise é uma publicação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), fundação vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O boletim faz uma análise sobre renda, emprego, taxa de atividade e informalidade, além de conter diversas notas técnicas que analisam a evolução do mercado de trabalho brasileiro.

Seu número mais recente foi publicado em agosto de 2013 (ano 18, n. 55) e apresenta um panorama do funcionamento do mercado de trabalho metropolitano no primeiro semestre de 2013, além de comentar a evolução dos principais indicadores divulgados pela Pesquisa Mensal de Emprego do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PME/IBGE).

O conteúdo deste número do boletim pode ser acessado aqui, e outras informações podem ser obtidas no site do Ipea.

Revista Brasileira de Saúde Ocupacional

Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (RBSO) é um periódico científico de acesso aberto publicado pela Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), vinculada ao MTE.

A RBSO se destina à difusão de artigos originais de pesquisas sobre Segurança e Saúde do Trabalhador (SST).

Com caráter multidisciplinar, a revista aborda os vários aspectos da SST nos diversos setores econômicos do mundo do trabalho, formal e informal, como a relação saúde-trabalho, aspectos conceituais e análises de acidentes de trabalho, saúde mental e trabalho, e regulamentação, legislação e inspeção do trabalho.

Seu número mais recente foi publicado em julho de 2013 e inclui o dossiê temático “Atenção integral em saúde do trabalhador: desafios e perspectivas de uma política pública” (v. 38, n. 127, janeiro a junho de 2013).

O conteúdo da revista é aberto à consulta, e seu sumário pode ser acessado aqui.

Revista Paranaense de Desenvolvimento

A Revista Paranaense de Desenvolvimento (RPD) é uma publicação do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (SEPL), do Governo do Estado do Paraná, que recebe artigos inéditos sobre as interpretações do desenvolvimento paranaense e brasileiro, enfocando a inserção da economia e sociedade nas novas trajetórias delineadas pelo atual processo de transformação da economia mundial.

Seu número mais recente traz o dossiê “Mudanças no Trabalho” (v. 34, n. 124, janeiro a junho de 2013).

O sumário deste número pode ser acessado aqui, e outras informações podem ser obtidas no site da publicação.

Labor – Revista do Ministério Público do Trabalho

Lançada em março de 2013, a revista Labor é uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT), produzida sob a coordenação da Assessoria de Comunicação Social da Procuradoria Geral do Trabalho.

Com enfoque jornalístico, Labor reúne artigos, entrevistas e reportagens produzidas em todos os estados brasileiros pelas equipes de comunicadores das 24 Procuradorias Regionais do Trabalho.

Seu número mais recente foi lançado em junho de 2013 e traz como tema de capa a terceirização ilícita praticada por empresas dos setores petrolífero e elétrico (ano 1, n. 2, inverno de 2013), além de outros assuntos, como o cotidiano de pessoas envenenadas em seus locais de trabalho e um ensaio fotográfico sobre a rotina dos cortadores nas plantações de cana-de-açúcar.

Para acessar a revista clique aqui.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *