Novas publicações do mundo do trabalho em julho de 2013

No mês de julho foram publicados números novos de algumas revistas do mundo do trabalho, além de novo estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) dentro de sua série Estudos e Pesquisas.

Estudos e Pesquisas

Estudos e Pesquisas, do Dieese, é uma série de publicações que traz um estudo ou pesquisa de autoria do próprio Departamento, sobre suas diferentes áreas de atuação.

Na última quinta-feira (25) foi publicado o número mais recente da série, intitulado “Balanço dos Pisos Salariais Negociados em 2012”. Nele, o Dieese, através da análise de informações extraídas de acordos e convenções coletivas de trabalho registradas no Sistema de Acompanhamento de Salários (SAS), apresenta o balanço dos pisos salariais de 2012.

Foram analisados os pisos salariais de trabalhadores da esfera privada e de empresas estatais, nos setores da Indústria, Comércio, Serviços e Rural, que tenham sido registrados nos acordos e convenções coletivas de 696 unidades de negociação de todo o Brasil.

Para acessar o documento clique aqui. Mais informações sobre a publicação, como títulos de números anteriores, podem ser obtidas no site do Dieese.

Pegada

Publicada pelo Centro de Estudos da Geografia do Trabalho (CEGeT), grupo de pesquisa vinculado à Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), e pelo Projeto Editorial Centelha, a revista Pegada teve seu número mais recente (volume 14, número 1) publicado neste mês de julho.

Na revista, 13 artigos versam sobre diferentes temas, como as relações de trabalho nos territórios da reforma agrária, a imprensa sindical, entre outros. Completa a publicação uma resenha do livro Os sentidos do lulismo: reforma gradual e pacto conservador, de André Singer.

O sumário deste número da Pegada pode ser acessado aqui, e outras informações podem ser obtidas no site da publicação.

Trabalho & Educação

O Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação (Nete), vinculado ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação (FAE), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), publicou recentemente o número mais novo (volume 22, número 1) de sua revista, Trabalho & Educação.

Com data de capa referente ao primeiro quadrimestre de 2013, a publicação traz 12 artigos sobre temas como educação de adultos e o mundo do trabalho, a precarização das relações de trabalho dos professores, entre outros. Também estão presentes na revista resumos de dissertações e teses.

O conteúdo da revista é aberto à consulta, e seu sumário pode ser acessado aqui. Mais informações podem ser obtidas no site da publicação.

Revista do Tribunal Superior do Trabalho

Publicação do Tribunal Superior do Trabalho (TST), a Revista do TST é publicada de forma impressa pela Editora Lex Magister, mas seus artigos são disponibilizados em formato eletrônico no site do TST 12 meses após a sua publicação inicial.

Neste mês de julho, 13 artigos do número 2 do volume 78, de 2012, foram disponibilizados. Entre eles, são tratados temas como relação de emprego, liberdade sindical, a Convenção 87 da OIT no direito brasileiro, direito de greve do servidor público e substituição processual sindical, entre outros.

A relação de artigos disponíveis pode ser acessada aqui, onde também podem ser visualizados os artigos pertencentes ao número anterior da publicação.

Mais informações podem ser obtidas na página do site do TST dedicada à publicação.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *