Ministro Manoel Dias inaugura Programa Unidade Móvel do Trabalhador

O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, inaugurou na quinta-feira (17/09), em Brasília, o Programa Unidade Móvel do Trabalhador (UMT), que terá como principal objetivo atender as populações mais distantes dos grandes centros urbanos, onde não há postos do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) ou do Sistema Nacional de Emprego (SINE).

O principal serviço oferecido pelas vans, equipadas com balcão, cadeira, mesa e computador com acesso à internet, será a emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), entretanto, os veículos estão equipados a prestar outros tipos de serviços, como atendimento sobre seguro desemprego.

Dias destacou a importância do projeto para prestação de serviços de qualidade às populações mais carentes. “O mais importante é buscar o atendimento a quem tem dificuldade de locomoção. Nós temos locais do Brasil que ficam muito distantes das nossas agências. Então eles vão receber lá de acordo com o que ficar estabelecido com nossas gerências e agências e com isso nós vamos prestar serviços de qualidade”, afirmou.

O secretário-executivo do MTE, Francisco José Pontes Ibiapina, também destacou a importância da UMT. “A entrega dessas unidades móveis se reveste de grande importância, primeiro porque é uma ação conjugada dentro de um plano maior. O governo federal se comprometeu dentro do Plano Nacional dos Trabalhadores Empregados em dar atendimento às populações mais distantes”, informou.

Segundo Ibiapina, o MTE investiu cerca de R$ 2,5 milhões para aquisição dos veículos e equipamentos. Até o momento foram adquiridas oito vans que serão entregues, até o fim deste mês, às Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTEs) dos estados do Amapá, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Santa Catarina e São Paulo, escolhidos por meio de um estudo de demanda.

“Mais oito estados serão beneficiados com previsão de que sejam entregues até o final de outubro, meados de novembro. Nesse ano serão 16 estados contemplados com as  Unidades Móveis de Atendimento ao Trabalhador”, informou Ibiapina.

Antes de ser entregue à SRTE do Maranhão, uma das unidades ficará disponível para atendimento à população do Distrito Federal, para emissão de CTPS, com atendimento até sexta-feira (18) das 08h às 12h e das 14h às 18h, em frente ao prédio do Ministério do Trabalho e Emprego, na Esplanada dos Ministérios, Bl. F, Ed. Sede.

[divide]

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego
Data original da publicação: 17/09/2015

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *