Mais trabalho!: a intensificação do labor na sociedade contemporânea

ROSSOmais_350Com precisão e clareza, Sadi Dal Rosso analisa neste livro a expansão capitalista no início do século XXI. Comprova a continuidade e o fomento de uma estratégia essencial da dinâmica desse sistema: a de intensificar o trabalho humano – fazendo com que os produtores diretos trabalhem mais, produzam mais e melhor – para, com isso, proporcionar mais lucros aos detentores do capital.

Mais trabalho! desmente as interpretações apologéticas de superioridade do capitalismo e as teses equivocadas sobre o fim da centralidade do trabalho, sobre o surgimento da “sociedade da inteligência” ou da “comunicação”, de uma sociedade produtora de mercadorias pós-industrial sem trabalhadores.

Hoje, considerando um período de tempo relativamente curto, o trabalho é mais intenso, o ritmo e a velocidade são maiores, a cobrança de resultados é mais forte, idem a exigência de polivalência, versatilidade e flexibilidade. Esses últimos critérios são apresentados habitualmente como positivos pelos ideólogos do produtivismo e aplicados pelas escolas de gestão de recursos humanos. Dal Rosso apresenta com detalhes o seu custo humano: a intensificação do trabalho traduz-se em maiores desgastes físico, intelectual e emocional.

O trabalho de Dal Rosso traz resultados originais, indicando que, apesar de todas as inovações organizacionais, o fenômeno do prolongamento das horas trabalhadas é, ainda, uma estratégia adotada pelas empresas capitalistas no momento em que a correlação de forças lhes é favorável.

Todos os elementos empíricos e conceituais apresentados em Mais trabalho! comprovam que a luta de classes está sendo ganha por um lado. O resultado de trabalhar mais e mais não beneficia os produtores diretos nem o conjunto da sociedade. Trabalhar mais e mais se traduz, objetivamente, em maiores lucros que, devido ao enfraquecimento e à fragmentação das forças sociais do trabalho, são apropriados por segmentos específicos da classe capitalista.

(texto adaptado da apresentação de Antonio David Cattani, presente no livro)

Informações

Título: Mais trabalho!: a intensificação do labor na sociedade contemporânea
Autor: Sadi Dal Rosso
Editora: Boitempo
Ano: 2012, 1ª reimp.
Sumárioclique aqui

Onde encontrar: A obra pode ser adquirida diretamente de sua editora ou em sebos cadastrados no site Estante Virtual, entre outros.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *