Globalização e relações industriais na indústria automobilística brasileira: quadro global e um estudo de caso

CARDOSOglobalizacao_350O livro resume parte dos resultados brasileiros do projeto comparativo internacional “Transformação Econômica e Trabalho na América Latina: Brasil, Colômbia e México em perspectiva compara”, coordenado por Rainer Dombois e Ludger Pries e desenvolvido entre 1994 e 1997.

O estudo tem o caráter de registro histórico de um momento crucial da reestruturação produtiva no Brasil. A pesquisa de campo foi realizada entre outubro de 1994 e março de 1995, isto é, antes que os efeitos da reforma econômica neoliberal iniciada em 1994 se fizessem sentir no setor automobilístico. Este, na verdade, se reestruturou por antecipação, e quando o neoliberalismo se instalou no país, o segmento, imaginava eu então, parecia ajustado. Eu estava errado, claro. O setor passou por grandes transformações desde então, com a entrada de novas montadoras e a reestruturação profunda das que aqui existiam.

O livro ora publicado documenta, na verdade, o início de um novo tempo na indústria automobilística brasileira. Pesquisadores atuais (e infelizmente não os há em grande número) terão, aqui, material riquíssimo de comparação com a realidade produtiva que estejam estudando. Espera-se, ainda, que o trabalho estimule novas pesquisas sobre o tema, com a mesma abordagem, que se revelou prenhe de possibilidades analíticas, conceituais e empíricas.

(texto do autor, presente no site da Amazon)

Informações

Título: Globalização e relações industriais na indústria automobilística brasileira: quadro global e um estudo de caso
Autor: Adalberto Cardoso
Editora: edição do autor
Ano: 2015

Onde encontrar: A obra pode ser adquirida em formato digital (e-book) no site brasileiro da Amazon.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *