Fluxograma de reconhecimento e notificação da Covid-19 relacionada ao trabalho

Fotografia: AN-PR

Este fluxograma adota o diagnóstico clínico de Covid-19 definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que recomenda o uso do CID U07.2 para notificação de casos sem confirmação laboratorial, com sinais e sintomas que incluem febre ou calafrios, tosse, falta de ar, cansaço, dores no corpo ou mialgia, cefaleia, perda de olfato ou paladar, dor de garganta, congestão nasal ou coriza, náuseas ou vômitos, diarreia.

A Frente Ampla em Defesa da Saúde de Trabalhadores propõe que “Covid-19 Relacionada ao Trabalho” refere-se aos casos da doença contraída por trabalhadores que precisam exercer suas atividades de trabalho fora de seus domicílios, assim como por aqueles que, em decorrência de atividades econômicas desenvolvidas em seu domicílio, têm contato com pessoas de fora de seu convívio domiciliar. Serão considerados casos, atuais ou pregressos, aqueles com diagnóstico ou suspeita diagnóstica firmada por médico e os assintomáticos com teste positivo. Seu devido reconhecimento e notificação são fundamentais para que trabalhadores adoecidos tenham acesso a direitos sociais, bem como para contribuir com a Vigilância em Saúde do Trabalhador.

Elaborado por especialistas do campo da Saúde do Trabalhador, este fluxograma é dirigido a trabalhadores, empregadores, dirigentes sindicais, profissionais de saúde, independente da área de atuação, com o objetivo de auxiliar no estudo da associação do caso da Covid-19 com o trabalho, e paralelamente deve ser realizada a notificação de caso suspeito ou confirmado para a Vigilância Epidemiológica do município.”

Clique neste link e baixe o Fluxograma.

Fonte: Instituto Trabalho Digno
Texto: Nei Alexandre
Data original da publicação: 16/07/2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *