Evento em Porto Alegre debaterá o futuro do trabalho

Ocorrerá de 03 a 06 de dezembro de 2014, na sede da Fundação de Economia e Estatística (FEE) em Porto Alegre, RS, o III Seminário Nacional O Futuro do Trabalho.

O evento é uma promoção do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em parceria com a FEE, Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Democracia e Mundo do Trabalho em Debate (DMT), Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (Ilea) e Editora Escritos. Conta ainda com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Clique aqui para ver a programação do evento, seus participantes e informações sobre inscrição.

Leia abaixo o texto de apresentação do seminário:

O trabalho seja ele assalariado ou por conta própria, institucionalizado ou informal, coletivo ou individual, presencial ou virtual, continua ocupando um lugar central na produção da riqueza, na construção da identidade dos indivíduos, condicionando as condutas coletivas e as relações sociais.

Globalização, reestruturação produtiva, ampliação da esfera serviços e intensificação da composição técnica do capital, etc. afetam de maneira rápida, profunda e continua a esfera produtiva e os trabalhadores. O tempo não para e tampouco as transformações socioeconômicas.

O que podemos esperar para os próximos anos? A intensificação do uso da tecnologia provocará maior desemprego e precarização? O microempreendedorismo anulará a informalidade? A economia criativa reduzirá ou aumentará a carga de trabalho? Podemos esperar melhores ou piores condições de trabalho?

Com a presença de renomados pesquisadores, o III Seminário Nacional O FUTURO DO TRABALHO visa analisar e debater os temas candentes relacionados às transformações no mundo do trabalho. O objetivo não é vaticinar sobre o futuro, mas, com base na análise científica do presente, entender limites e possibilidades do trabalho na construção do bem comum.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *