Escola Dieese de Ciências do Trabalho promove cursos gratuitos sobre história do movimento sindical brasileiro e mercado de trabalho

Ilustração: Bira

A Escola Dieese de Ciências do Trabalho está promovendo dois cursos gratuitos em sua plataforma de educação a distância.

História do Movimento Sindical no Brasil” apresentará ao estudante o contexto histórico do surgimento dos primeiros sindicatos na Europa e um percurso cronológico dos sindicatos no Brasil. Essa trajetória possibilitará a compreensão do conceito de sindicato e, consequentemente, a compreensão do papel histórico dessa instituição na constituição do mundo democrático contemporâneo.

O curso está dividido em seis aulas. Para cada aula há um vídeo introdutório, textos, dicas de vídeos e exercícios. O tempo estimado para o desenvolvimento de cada aula é de duas horas.

A autoria é de Samuel Fernando de Souza, professor da Escola DIEESE de Ciências do Trabalho desde 2012. Formado em História pela UNESP e doutor em História Social do Trabalho pela Unicamp.

O segundo curso oferecido, “Mercado de Trabalho no Brasil“, tem como objetivos introduzir a reflexão sobre a relação entre o caráter cíclico do capitalismo e o mercado de trabalho, entendido como espaço de determinação do volume de emprego e da taxa de salário, e apresentar as principais características da heterogeneidade estrutural do mercado de trabalho no Brasil.

A elaboração do material é de Lucia Santos Garcia, supervisora do Sistema de Pesquisa de Emprego e Desemprego e professora da Escola Dieese de Ciências do Trabalho. É graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e mestre em Economia pela mesma instituição(1999).

Dividido nas unidades Formação do Mercado de Trabalho nos Países Centrais e Mercado de Trabalho no Brasil, o curso totaliza 10 horas.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *