Entidades e sites sindicais
  1. Agência Sindical

    Criada em 1990, a Agência Sindical presta serviços de comunicação para entidades sindicais. Também organiza seminários, entre outras atividades. Em seu site podem ser encontradas diversas notícias sobre sindicatos.
    Acesse o site: http://www.agenciasindical.com.br/
  2. CES – Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho

    Centro de estudos sediado em São Paulo. Seu objetivo principal é contribuir para a formação política e sindical dos dirigentes e militantes sindicais. Volta-se para a realização de cursos, palestras, seminários, oficinas e assessoria de planejamento estratégico para as entidades sindicais.
    Acesse o site: http://www.cesforma.org.br/
  3. CMS – Centro de Memória Sindical

    Centro cultura intersindical, criado em 1980 e vinculado à Força Sindical. Seu acervo consiste de documentos históricos sobre o movimento sindical, depoimentos de sindicalistas, jornais, etc. Parte desse material pode ser visto diretamente no site, como artigos, depoimentos, galerias de vídeos e imagens, além de sugestões de livros e filmes.
    Acesse o site: http://www.memoriasindical.com.br/home.php
  4. Diap – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar

    Órgão técnico constituído por entidades sindicais, com a finalidade de acompanhar os processos legislativos de interesse da classe trabalhadora, principalmente no Congresso Nacional, além de prestar assistência às entidades filiadas no que diga respeito ao andamento de projetos de lei. Criado em 1983 e sediado em Brasília, o Diap disponibiliza em seu site notícias, artigos, publicações para download e um boletim informativo, entre outros conteúdos.
    Acesse o site: http://www.diap.org.br/
  5. Dieese – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos

    Associação civil sem fins lucrativos, o Dieese é uma instituição de produção científica, criada pelo movimento sindical brasileiro para desenvolver pesquisas que fundamentassem as reivindicações dos trabalhadores. Ao longo de seus mais de 50 anos de história, a instituição conquistou credibilidade e reconhecimento, nacional e internacionalmente. O Dieese atua nas áreas de assessoria, pesquisa e educação, e realiza projetos em parceria com órgãos governamentais e entidades da sociedade civil, nacionais e internacionais, além dos trabalhos desenvolvidos para o movimento sindical. A variada produção do Dieese pode ser encontrada em seu site, na forma de notas técnicas, relatórios, estudos e notícias, etc.
    Acesse o site: http://www.dieese.org.br/
  6. Diesat – Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho

    Sociedade civil sem fins lucrativos, de caráter científico cultural, educativo e de estudos. Criado em 1980 pela iniciativa e necessidade de uma série de entidades sindicais em compreender a importância da luta pela saúde dos trabalhadores. Entre os muitos serviços prestados pelo Diesat, está a elaboração de pesquisas, estudos, cursos de formação, publicações e assessoria técnica.
    Acesse o site: http://www.diesat.org.br/
  7. IOS – Instituto Observatório Social

    Centro de estudos criado em 1997 e sediado em São Paulo, o Instituto Observatório Social realiza pesquisas e estudos especializados sobre o mundo do trabalho, que contribuem para a ação sindical, o diálogo social e o desenvolvimento sustentável. O IOS sustenta-se principalmente através de parcerias com organizações do movimento sindical e social, como CUT, Dieese e Unitrabalho. Publica notícias diariamente, além de possuir uma biblioteca virtual, com o resultado de suas pesquisas, e o fórum Conexão Sindical.
    Acesse o site: http://www.observatoriosocial.org.br/site/
  8. Mundo Sindical

    Portal de notícias voltado ao movimento sindical brasileiro. Criado em 2007, é uma publicação do Instituto Nacional de Desenvolvimento e Valorização do Ser Humano, publica notícias sobre negociação, campanhas salariais, acordos coletivos, economia, oportunidades de trabalho, política e outros assuntos. Veicula a revista Mundo Sindical, além da TV Mundo Sindical.
    Acesse o site: http://www.mundosindical.com.br/