Ensaios sobre sindicatos e reforma sindical no Brasil

HORNensaios_350Organizada por Carlos Henrique Horn e Sayonara Grillo Coutinho Leonardo da Silva, esta obra traz importantes contribuições acerca das mudanças introduzidas no ordenamento jurídico que regulamenta a estrutura sindical brasileira a partir da Constituição de 1988.

São sete ensaios que analisam as repercussões das alterações constitucionais sobre a estrutura e organização sindical, as dificuldades e os limites da proposta de reforma sindical apresentada a partir dos debates realizados pelo Fórum Nacional do Trabalho no início do Governo Lula, os resultados objetivos das Conferências Estaduais realizadas no FNT em sua relação com as teses (continuistas e reformistas) normalmente em confronto, e, por fim, os desafios existentes na busca de construção de um modelo que avance para a real democratização das relações de trabalho no País.

Enquanto alguns analisam descritivamente a evolução recente do sistema sindical brasileiro, outros procuram posicionar-se sobre essa evolução e sugerir caminhos para as mudanças entendidas como necessárias.

Trata-se, sem dúvida, de um conjunto de estudos que ajudam a compreender o universo das relações de trabalho no Brasil, as limitações, os desafios e as propostas existentes para alterá-las em busca de maior democracia, legitimação e representatividade.

(texto de Silvana Beatriz Klein)

Informações

Título: Ensaios sobre sindicatos e reforma sindical no Brasil
Organizadores: Carlos Henrique Horn; Sayonara Grillo Coutinho Leonardo da Silva
Editora: LTr
Ano: 2009
Sumário: clique aqui

Onde encontrar: A obra pode ser adquirida em livrarias, como a Livraria Cultura, ou em sebos cadastrados no site Estante Virtual, entre outros.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *