Emprego doméstico no Brasil: raízes históricas, trajetórias e regulamentação

vieceliemprego_350A aprovação da Lei Complementar n. 150, de 1° de junho de 2015, ampliou a regulamentação da relação de trabalho doméstico no Brasil, estendendo a estes trabalhadores inúmeros direitos que protegiam outras categorias que não a doméstica. A Lei resultou de amplo processo de debates entre diferentes atores e sua aprovação ocorreu em meio a transformações gerais no perfil e nas condições de trabalho das domésticas que se acumularam nos anos precedentes.

Este livro oferece uma abordagem multidisciplinar sobre o trabalho doméstico no Brasil. Situa sua existência em arcabouço teórico-conceitual que destaca a relevância dos trabalhos reprodutivos para a economia e a sociedade, e abrange, ainda, os elementos históricos que estão em sua origem no caso brasileiro. A maior parte do livro atém-se ao período recente, quando mudanças de fôlego ocorreram no mercado e na regulamentação do trabalho doméstico. Tais mudanças são aqui documentadas e analisadas, oferecendo, na obra em seu conjunto, um conteúdo imprescindível para todos os que desejam entender a dinâmica e a importância de uma atividade que emprega uma em cada sete mulheres trabalhadoras no país.

(texto presente no site da editora)

Informações

Título: Emprego doméstico no Brasil: raízes históricas, trajetórias e regulamentação
Organizadoras: Cristina Pereira Vieceli, Julia Giles Wünsch e Mariana Willmersdorf Steffen
Editora: LTr
Ano: 2017

Trecho: Leia aqui as primeiras 23 páginas do livro.

Onde encontrar: A obra pode ser adquirida diretamente de sua editora, inclusive em formato digital (e-book), em livrarias como Livraria CulturaSaraiva (versão e-book), ou sebos cadastrados no site Estante Virtual, entre outros.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *