Bem-vindos ao novo Democracia e Mundo do Trabalho em Debate

O trabalhador (1930). Afresco de Diego Rivera.

Junho de 2015 marca o início de uma nova fase para o site Democracia e Mundo do Trabalho em Debate. Com um visual contemporâneo, novas funcionalidades, dinâmico e versátil, o site agora oferece maior visibilidade para seus diferentes conteúdos, navegabilidade intuitiva e outras novidades.

Seguindo tendências atuais, o site não apenas proporciona uma maior ênfase ao uso de imagens, como também garante uma melhor exposição a conteúdos que, na versão anterior, ficavam com pouca visibilidade, tais como as dicas de livros, publicações periódicas e a produção de teses e dissertações das principais universidades brasileiras.

O site DMT passa a contar com tecnologia responsiva, que permite sua adaptação automática a diferentes resoluções, desde a tela grande de um computador de mesa até a tela pequena de um telefone celular. Seja qual for o dispositivo, o site agora pode ser acessado com legibilidade e navegabilidade melhoradas, em concordância com padrões atuais e com o crescente uso de dispositivos móveis para se acessar a internet.

Visíveis logo no primeiro acesso, as mudanças estéticas e funcionais não se limitam ao caráter responsivo e ao uso mais intenso de imagens. O site DMT, estabelecido ao longo dos quase três anos em que está no ar, dá continuidade à divulgação de notícias, textos de opinião, artigos científicos e demais produções sobre o mundo do trabalho, sempre sob a orientação multidisciplinar, ampla e plural . Mas agora com melhor integração às redes sociais e maiores opções de navegabilidade interna, com o uso de tags de assuntos, que permitem inter-relacionar os conteúdos de diferentes categorias de forma dinâmica.

Buscando um equilíbrio entre a continuidade de seus melhores aspectos e a introdução de novas possibilidades, DMT passa a contar também com novos espaços. O Trabalho no Cinema, no qual a socióloga Lorena Holzmann escreverá sobre o mundo do trabalho a partir de seus reflexos no cinema, explora, em seu primeiro texto, a relação de filme do combativo cineasta britânico Ken Loach com um dos temas mais urgentes e comentados da atualidade: a terceirização. Vídeos divulgará desde documentários e curtas-metragens até reportagens e entrevistas. Análise do Mercado de Trabalho, com a contínua colaboração do economista Eduardo Miguel Schneider e suas análises mensais da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED). Finalmente, Livros Digitais Gratuitos, espaço que visa destacar obras completas que estejam livres para reprodução e leitura na internet.

A equipe do site, envolvida nesse projeto ao longo de vários meses, espera que os visitantes aprovem e usufruam dessas e de outras mudanças. A expectativa quanto à boa aceitação do novo site é grande, assim como a intenção de que, cada vez mais, o site DMT esteja inserido no mundo do trabalho como uma referência no debate das relações de trabalho e na defesa dos trabalhadores, de seus direitos e de sua dignidade.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *