Dieese divulga estudo sobre greves realizadas em 2010 e 2011

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) publicou o estudo Balanço das greves em 2010-2011, no qual é apresentado um panorama das greves ocorridas no Brasil nesse período, identificando as principais características desses movimentos.

Para tanto, foram examinados os indicadores de frequência, duração, densidade e volume das paralisações, assim como foram apresentadas motivações, encaminhamentos e resultados desses conflitos.

Os dados analisados foram extraídos do Sistema de Acompanhamento de Greves (SAG), desenvolvido e mantido pelo Dieese, que reúne informações das greves de trabalhadores realizadas no Brasil desde 1978 e conta, atualmente, com mais de 27 mil registros. As informações do SAG foram obtidas por meio de notícias veiculadas em jornais impressos ou eletrônicos da grande mídia e da imprensa sindical.

Dentre os dados analisados, o Dieese registrou a realização de 554 greves em 2011, número 24% maior que o de 2010, quando foram encontradas, em todo o país, 446 paralisações. Mais de 2 milhões de trabalhadores estiveram envolvidos apenas nas 297 mobilizações para as quais foi possível obter número de grevistas, o que representa uma média de 6.902 trabalhadores por greve.

O estudo Balanço das greves em 2010-2011 pode ser encontrado nesta página do site do Dieese.

Fonte: Dieese

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *