Dieese defende aperfeiçoamento da política de emprego

O diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, em comentário à Rádio Brasil Atual, na última sexta-feira (20), ressaltou a importância do seguro-desemprego, um dos pilares do sistema de proteção ao emprego, trabalho e renda. Frente às mudanças que restringem o acesso ao benefício, com a edição das medidas provisórias 664 e 665, em debate no Congresso, Clemente defendeu o aperfeiçoamento dos demais pilares da política de emprego, como o sistema de intermediação de vagas, que deve oferecer condições de uma “procura ativa” para que o trabalhador consiga nova ocupação rapidamente. Ele destacou ainda a importância da formação técnica, hoje, a cargo do Pronatec.

Além do socorro ao desempregado, da formação e da intermediação entre empregados e empregadores, o diretor técnico do Dieese apontou a necessidade de implementação de um sistema de proteção do emprego, também defendido pelas centrais sindicais, para o caso de empresas que, com dificuldades decorrentes de eventos externos, pudessem contar com mecanismos de incentivo visando a evitar demissões. “Seria mais um complemento para que a situação de desemprego não viesse a ocorrer.”

“É um sistema de proteção muito importante para o trabalhador, muito importante para a economia, porque preserva parte da renda do trabalhador e dá condições para que ele possa, de maneira digna, voltar ao mercado”, concluiu Clemente.

Escute a entrevista no player acima.

Fonte: Rede Brasil Atual
Data original da publicação: 23/02/2015

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *