Dieese: balanço das negociações dos reajustes salariais do primeiro semestre de 2013

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) publicou na semana passada (22) seu mais recente estudo sobre negociações salariais, referente ao primeiro semestre de 2013.

O documento, intitulado “Balanço das negociações dos reajustes salariais do primeiro semestre de 2013”, faz parte da série Estudos e Pesquisas (n. 69, agosto de 2013).

O estudo tem como base dados extraídos de acordos e convenções coletivas de trabalho registradas no Sistema de Acompanhamento de Salários (SAS-Dieese), enviados ao Dieese pelas entidades sindicais envolvidas nas negociações coletivas ou então pelos escritórios regionais e subseções do próprio Departamento. Também foram levadas em consideração as notícias da imprensa e dos veículos de informação do meio sindical.

Ao longo do estudo são analisados dados sobre reajustes salariais por setores econômicos (Indústria, Comércio e Serviços), datas-base, regiões geográficas e tipo de negociação (acordos coletivos e convenções coletivas).

De forma geral, a análise dos reajustes salariais negociados por 328 unidades de negociação no primeiro semestre de 2013 revela um resultado inferior ao observado nos anos de 2010 e 2012, e parecido com o de 2011. Entretanto, os resultados de 2013 não podem ser considerados negativos, uma vez que 85% dos reajustes analisados resultaram em ganhos reais.

Para acessar o documento, clique aqui. Mais informações sobre a série Estudos e Pesquisas do Dieese, como títulos de números anteriores, podem ser obtidas no site do Departamento.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *