Dicionário de trabalho e tecnologia

CATTANIdicionario_350As grandes transformações em curso no mundo do trabalho – nem sempre percebidas ou enfocadas pelas pessoas comuns – têm multiplicado estudos e investigações que buscam compreender as tantas facetas de um processo que é global e muito complexo. Suas manifestações nos locais de trabalho, traduzidas em inovações técnicas e organizacionais, cujos efeitos sobre as condições materiais de exercício do trabalho e sobre a subjetividade dos trabalhadores expressam o ajuste das microdimensões na produção de bens e serviços ao processo de reestruturação produtiva, conjunto de práticas, políticas e estratégias que têm modelado a sociedade capitalista nas últimas décadas. Essas incluem, entre outros fatores, a redefinição do papel do Estado, a desregulamentação das relações laborais, a flexibilização das condições contratuais da força de trabalho, o redesenho da organização empresarial, a adoção de políticas de inspiração neoliberal levando ao enxugamento de empresas e à privatização de serviços públicos. Como consequência, o aumento do desemprego e a fragmentação da classe trabalhadora, diluída nas redes de terceirização e subcontratação, debilitando sua capacidade de organização e reivindicação.

Essa complexa trama de fatores tem sido objeto de abordagem de profissionais de diferentes áreas ocupados com a investigação do trabalho. As conclusões e os resultados das atividades de pesquisa têm sido, via de regra, divulgados em publicações específicas de cada área de conhecimento a que os investigadores se vinculam, tornando esparsa e especializada a difusão do conhecimento produzido.

O Dicionário de trabalho e tecnologia reúne quase uma centena de verbetes redigidos por um conjunto de profissionais de distintos perfis – sociólogos, economistas, psicólogos, médicos, engenheiros, pedagogos, educadores, antropólogos, historiadores, brasileiros ou estrangeiros –, especialistas reconhecidos em suas respectivas áreas de atuação, que apresentam o histórico do conceito de que trata, o contexto em que foi elaborado, as transformações pelas quais passou ou tem passado em decorrência das mudanças na realidade, assim como o estado atual do debate sobre o tema em foco.

Essa reunião, numa mesma publicação, facilita ao interessado a tarefa de investigação, posto que apresenta diferentes abordagens da temática do trabalho e de sua modelagem estreitamente relacionada com a tecnologia, abordagens entrelaçadas na compreensão comum dos autores sobre a relevância dessa atividade essencial para a vida e a reprodução material e simbólica da sociedade.

A relevância do Dicionário de trabalho e tecnologia, já em terceira edição (duas impressas e uma digital), é inegável por se tratar de obra fundamental para a compreensão do mundo do trabalho na sociedade contemporânea, dando conta de sua configuração multifacetada, as transformações em curso, assim como as implicações que produz para indivíduos e coletividades, questionando e refletindo sobre seus desdobramentos futuros e seus efeitos para a humanidade.

(texto de Lorena Holzmann)

Informações

Título: Dicionário de trabalho e tecnologia
Organizadores: Antonio David Cattani; Lorena Holzmann
Editora: Zouk
Ano: 2011, 2ª ed.
Sumário: clique aqui

Onde encontrar: A obra pode ser adquirida diretamente de sua editora – inclusive em versão digital –, em livrarias, como a Livraria Cultura e a Saraiva, ou em sebos cadastrados no site Estante Virtual.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *