Dicionário crítico de gestão e psicodinâmica do trabalho

VIEIRAdicionario_350Dicionários são instrumentos importantes na construção de saberes especializados, como é o caso deste Dicionário Crítico de Gestão e Psicodinâmica do Trabalho, organizado por Álvaro Merlo, Fernando de Oliveira Vieira e Ana Magnólia Mendes. Esta obra extremamente original é o resultado do esforço de três renomados especialistas em estudos sobre o trabalho contemporâneo e congrega textos de 60 autores especialistas nas mais diferentes áreas do conhecimento: médicos, psicólogos, administradores e cientistas sociais. Em mais de 70 verbetes, os autores analisam os fenômenos que afetam diretamente os trabalhadores e as situações de trabalho, destacando sobremaneira, aqueles processos que atingem a dignidade do trabalho humano. Nos distintos verbetes, são articulados conceitos e teorias indispensáveis para se avaliar dimensões problemáticas do mundo do trabalho.

Diferentemente da literatura apologética sobre as normas vigentes nos espaços fabris e de serviços, esta obra destaca as implicações das múltiplas formas de gerenciamento nas empresas, as artimanhas ideológicas da justificação do trabalho indigno, os processos de resistência e, também, a responsabilidade dos profissionais nas empresas e na academia. Os títulos de alguns verbetes indicam a importância e alcance deste trabalho: Assédio Moral, Ergonomia da Atividade, Gerencialismo, Gestão do Desempenho, Ideologia da Excelência, Suicídio e Trabalho. Temas inusitados e altamente problemáticos também são abordados, como é o caso do Cinismo Organizacional, da Patologia da Solidão, do Sofrimento Ético e da Violência no Trabalho, entre outros.

A obra é direcionada a acadêmicos, gestores e analistas de RH, psicólogos e médicos do trabalho, além de profissionais diversos e estudiosos interessados em conhecer a dinâmica do trabalho moderno.

(resenha de Antonio David Cattani)

Informações

Título: Dicionário crítico de gestão e psicodinâmica do trabalho
Organizadores: Fernando de Oliveira Vieira; Ana Magnólia Mendes; Álvaro Roberto Crespo Merlo
Editora: Juruá
Ano: 2013
Sumário: clique aqui

Onde encontrar: A obra pode ser adquirida diretamente de sua editora, e em livrarias, como a Livraria Cultura.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *