Desemprego entre jovens é preocupação, afirma Conselho Europeu

O presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, apelou na sexta-feira (24) aos líderes da Europa para ajudarem a combater o desemprego jovem, atualmente em níveis recorde entre os 27 países-membros.

Numa carta para os presidentes da República e chefes do governo, Van Rompuy disse que tinha como objetivo colocar a luta contra o elevado desemprego na agenda da próxima reunião do bloco, agendada para 27 e 28 de junho.

“O número de desempregados na União Europeia, sobretudo jovens, está em níveis recorde”, disse.

Para Van Rompuy, o desemprego “tornou-se um dos temas mais importantes, senão o mais importante, dos nossos estados membros”.

“É por isso que temos de fazer o nosso melhor para lidar com este problema juntos”, acrescentou.

A reunião de junho “vai ser uma oportunidade para mobilizar esforços a todos os níveis em torno de um objetivo partilhado: conseguir jovens motivados para voltarem ao mercado de trabalho ou à escola”, defendeu, instando os líderes a “contribuírem ativamente” para combater o desemprego juvenil.

A chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou em Bruxelas, no final do Conselho Europeu, que Berlim vai receber, em 3 de julho, uma reunião para debater a estratégia de combate ao desemprego jovem.

Um dos principais pontos será avaliar de que forma será investida, até 2020, a verba de 6 milhões de euros destinada para o combate ao desemprego jovem, valor previsto no orçamento plurianual da União Europeia (UE).

[divide]

Fonte: Sul 21, com Agência Lusa
Data original da publicação: 25/05/2013

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *