Chamada pública para o Dossiê Mundo do trabalho em transformação: novas tecnologias, processos produtivos e ação sindical

As transformações do mundo do trabalho exigem novos esforços de investigação social. Desde os anos 1970, com os processos de reestruturação produtiva, verifica-se uma mudança nas estratégias empresariais no sentido de articulação em rede, introdução de novas tecnologias e flexibilização das relações de trabalho. Foi uma ofensiva empresarial que visava restringir conquistas salariais, benefícios e direitos do trabalho e introduzir processos de racionalização do trabalho apoiados em tecnologias de base microeletrônica e informacional. A tecnologia passou a demandar formação e habilidades técnicas, cognitivas e comunicativas dos trabalhadores, impulsionando novos perfis profissionais. Além disso, buscou-se a construção de consensos entre os trabalhadores em torno dos valores empresariais, produzindo novas subjetividades do trabalho.

No período marcado por ideologias e práticas neoliberais, os Estados nacionais se constituíram em parceiros do mundo dos negócios no desmonte da regulação do trabalho. No caso latino americano, os anos 2000 pendulam entre posturas neoliberais e plataformas mais reguladoras, mas nos últimos anos o continente tem vivido o fortalecimento das políticas e ideologias de mercado. Nesse contexto, as lutas sindicais e de outros movimentos sociais têm sido no sentido de defender direitos e lutar contra a precarização do trabalho. Isso inclui também o envolvimento em outras esferas da vida dos trabalhadores.

O objetivo deste dossiê é reunir artigos originais resultantes de pesquisas que versem sobre os temas das mudanças no mundo do trabalho. Serão bem-vindos artigos com diferentes recortes temporais e espaciais, e com diversos enfoques analíticos, metodológicos e epistemológicos. Os artigos, individuais ou em co-autoria, devem apresentar contribuições dentro dos seguintes eixos orientadores:

– Trabalhadores: novos perfis e categorias profissionais;
– Trabalho e novas tecnologias;
– Trabalho e perspectivas formativas e educacionais;
– Dilemas e desafios sindicais: inserções institucionais e a pauta dos direitos do trabalho;
– Processos de trabalho;
– Relações de trabalho na América Latina.

O prazo final para submissão de artigos se esgota em 30 de junho de 2018.

A submissão de artigos deve respeitar as normas editoriais, disponíveis no sítio da Século XXI em “Diretrizes para Autores”.

Os artigos deverão ser enviados para o endereço eletrônico: seculoxxippgcs@gmail.com

O dossiê deverá compor o Vol. 8, nº 2, da Século XXI – Revista de Ciências Sociais, cuja publicação está prevista para dezembro de 2018.

Organizadores: José Ricardo Ramalho (UFRJ) & Laura Senna Ferreira (UFSM).
[gap]

A Século XXI – Revista de Ciências Sociais [ISSN: 2236-6725 (online) e ISSN: 2179-8095 (print) – DOI: http://dx.doi.org/10.5902/22366725] é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais do Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *