Centrais sindicais
  1. CGTB – Central Geral dos Trabalhadores do Brasil

    CGTBlogoCentral sindical fundada em 1986. Herdeira dos princípios defendidos pelo Comando Geral dos Trabalhadores (CGT), entidade criada no início dos anos 60 e que reuniu lideranças expressivas do movimento sindical brasileiro da época. Em 2011 representava 7,02% dos trabalhadores brasileiros sindicalizados, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego.
    Acesse o site: http://www.cgtb.org.br/
  2. CSP-Conlutas – Central Sindical e Popular

    Logo ComissãoOrganização sindical fundada em 2010, a partir da fusão e filiação de várias entidades sindicais e populares, e tendo como origem da maior parte de sua base sindical a Coordenação Nacional de Lutas (CONLUTAS), surgida em 2004. Além das entidades sindicais, destacam-se em sua composição várias organizações populares, movimentos sociais e estudantis.
    Acesse o site: http://cspconlutas.org.br/
  3. CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil

    CTBlogoCentral sindical fundada em 2007. Representa 9,2% dos trabalhadores brasileiros sindicalizados, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (2013).
    Acesse o site: http://portalctb.org.br/site/
  4. CUT – Central Única dos Trabalhadores

    CUT-logoCentral sindical fundada em 1983. É a maior central sindical do Brasil, e está presente em todos os ramos de atividade econômica do País. Representa 35,6% dos trabalhadores brasileiros sindicalizados, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (2013).
    Acesse o site: http://www.cut.org.br/
  5. Força Sindical

    FSlogoCentral sindical fundada em 1991. É a segunda maior central sindical do Brasil. Representa 13,8% dos trabalhadores brasileiros sindicalizados, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (2013).
    Acesse o site: http://www.fsindical.org.br/portal/
  6. NCST – Nova Central Sindical de Trabalhadores

    NCSTlogoCentral sindical fundada em 2005, e sediada em Brasília. Representa 8,1% dos trabalhadores brasileiros sindicalizados, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (2013).
    Acesse o site: http://www.ncst.org.br/
  7. UGT – União Geral dos Trabalhadores

    UGTlogoCentral sindical fundada em 2007. Foi formada a partir da unificação das centrais sindicais Confederação Geral dos Trabalhadores (CGT), Social Democracia Sindical (SDS) e Central Autônoma de Trabalhadores (CAT), além de um amplo grupo de sindicatos independentes. Representa 11,2% dos trabalhadores brasileiros sindicalizados, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (2013).
    Acesse o site: http://www.ugt.org.br/