Capitalismo, classe trabalhadora e luta política no início do Século XXI: experiências no Brasil, Estados Unidos, Inglaterra e França

pochmanncapitalismo_350O livro procura apresentar uma visão sintética e simplificada das metamorfoses da classe trabalhadora, tal como aparecem no início deste milênio. A partir de uma caracterização das transformações recentes do capitalismo em escala mundial, busca-se localizar a diferenciação da classe trabalhadora com a terciarização da economia, isto é, com o crescimento dos empregos classificados no setor de “serviços”. É importante ressaltar que se focaliza na terciarização, como fenômeno abrangente, e não apenas de terceirização, um de seus aspectos.

A primeira parte deste livro trata do tema em um nível geral, com abordagem de história econômica e em escala internacional. A terceira parte volta-se para o caso brasileiro, em que o fim do ciclo de industrialização tardia e acelerada foi seguido por uma série de turbulências em que se destacou aquilo que se pode identificar, provisoriamente, de “classe trabalhadora de serviços”.

Entre essas duas, a segunda parte trata de interpretar o impacto político dessas transformações socioeconômicas, voltando-se para o exame de alguns casos nacionais que chamam atenção no período recente – Estados Unidos, Inglaterra, França. O caso brasileiro é, assim, confrontado com um fenômeno que tem dimensão internacional, com diferenciações e matizes que se enquadram nas diversas estórias nacionais e nas diferentes “variedades de capitalismo”.

Trata-se de uma tentativa de síntese e, assim, uma provocação aos leitores, para que busquem, sobretudo, explorar as consequências destas mudanças na vida política, na organização das lutas sociais, no confronto de classes que, como sabem, segue sendo o motor da história.

(trechos do texto de apresentação do livro, com edições)

Informações

Título: Capitalismo, classe trabalhadora e luta política no início do Século XXI: experiências no Brasil, Estados Unidos, Inglaterra e França
Autores: Marcio Pochmann e Reginaldo Moraes
Editora: Fundação Perseu Abramo
Ano: 2017

Onde encontrar: A obra está disponível em formato digital no site da Fundação Perseu Abramo.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *