Bancários de São Paulo inauguram faculdade de Administração

Bancários de São Paulo inauguram faculdade de Administração

A primeira instituição de ensino superior criada e mantida por uma entidade sindical e reconhecida pelo Ministério da Educação teve sua aula inaugural na segunda-feira (1º). A Faculdade 28 de Agosto começou a receber alunos da primeira turma do curso de Administração. A data é alusiva ao Dia do Bancário, instituído em celebração ao início de uma greve histórica da categoria, em 1951, que durou 58 dias.

A estrutura necessária para o funcionamento da faculdade foi montada em um andar do Edifício Martinelli, no centro da capital paulista, onde fica também a sede do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. São oito salas que terão capacidade para atender um total de 200 alunos – sendo que, de início, foram abertas 50 vagas.

A faculdade conta com uma área de convivência, lanchonete, banheiros adaptados, laboratórios de informática, centro de pesquisa e wi-fi. Os alunos contam também com a Biblioteca Luís Gama, com acervo de aproximadamente 7,4 mil livros, voltados para a área de direito, administração, sindicalismo e lutas trabalhistas, e mais de 20 periódicos.

Segundo a diretora-geral da Faculdade 28 de Agosto, Neiva Ribeiro, secretária de Formação de entidade, é a concretização de um projeto que vinha sendo alimentado há muitos anos pela entidade: “É um sonho nosso, do Sindicato dos Bancários de São Paulo e da Federação dos Bancários de São Paulo que está se concretizando. Investimos muito em recursos financeiros, em planejamento e na parte burocrática, para conseguir a aprovação do MEC. É um projeto que está há muito tempo em andamento e, agora, quando ele se concretiza, a gente fica muito feliz.”

Neiva observa que o curso de Administração é uma antiga demanda da categoria, e foi pensado a partir de experiências de quase 20 anos do Centro de Formação Profissional, estruturado a partir de expectativas dos associados da entidade por qualificação e aprimoramento.

“Já passaram por aqui quase 20 mil bancários, que fizeram cursos dos mais variados, desde cursos na área financeira – matemática financeira, análise de câmbio, análise de crédito, produtos bancários e tantos outros –, como também preparatórios para concursos, de idiomas, de fotografia. A gente está juntando toda essa experiência de praticamente 20 anos e transformando, dando um passo acima”, diz o diretor acadêmico da Faculdade 28 de Agosto, Moisés Marques.

“Além da formação superior, nossa ideia é também formar cidadãos, formar um pensamento crítico, ter um pouco mais de condição de trazer ver as pessoas para o universo do pensamento acadêmico, mas com uma visão crítica, uma visão de mundo, principalmente, de cidadania”, diz o diretor.

No âmbito do curso de Administração, o olhar também é diferenciado: “A maioria das escolas de administração enfatiza apenas um aspecto, que é o aspecto exclusivo da empresa. Nós temos o aspecto do mercado, da empresa, de quem trabalha na empresa e da relação que a empresa mantém com os seus atores sociais. É um curso para ampliar os horizontes”, afirma o coordenador do curso, André Accorsi.

Fonte: Rede Brasil Atual
Data original da publicação: 01/02/2016

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *