As faces da indústria metalúrgica no Brasil: uma contribuição à luta sindical

CARDOSOfaces_350As faces da indústria metalúrgica no Brasil: uma contribuição à luta sindical pretende apresentar ao leitor o desenvolvimento bem como o atual retrato e horizontes dos diversos segmentos que compõem o ramo metalúrgico.

O ramo metalúrgico está relacionado à produção e transformação dos metais, sendo encontrado ao longo das diversas cadeias produtivas. Devido sua heterogeneidade, o ramo foi estudado segundo a organização setorial adotada pela CNM/CUT, a fim de captar as especificidades de cada um.

Este trabalho aborda as características de cada segmento, seu histórico no Brasil, bem com sua posição no âmbito internacional, a partir da ótica dos trabalhadores. Tomando como base o período que vai de 2002 a 2013, são apreciadas as políticas de fomento do estado brasileiro que atingem diretamente os segmentos, além de indicadores econômicos como taxa de investimento, produção física e produtividade, por exemplo. É evidenciada, com especial atenção, a evolução do mercado de trabalho formal, bem como o número de trabalhadores, a distribuição regional, a remuneração média, rotatividade e o perfil dos trabalhadores, em 2013. Por fim, são apontadas algumas perspectivas para cada segmento.

(texto presente na contracapa do livro)

Informações

Título: As faces da indústria metalúrgica no Brasil: uma contribuição à luta sindical
Organizador: André de Oliveira Cardoso
Editora: Dieese
Ano: 2015
Sumário: Clique aqui

Onde encontrar: A obra está disponível em formato digital no site da CNM/CUT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *