As faces da economia solidária no Brasil

ECOSOLfaces_350A Economia Solidária estrutura-se em princípios que valorizam o ser humano. Aqueles que se organizam dessa forma buscam mais do que o trabalho e a geração de renda. Procuram autonomia e sentido para suas vidas.

As escolhas desses trabalhadores e trabalhadoras não são somente alternativas a crises econômicas, como se afirma sobre quem se organiza através da Economia Solidária. São escolhas lúcidas de quem vê no trabalho coletivo outra forma de se sustentar e viver. São pessoas que muitas vezes têm a solidariedade enraizada em sua vida cotidiana desde sempre, mesmo antes do conceito de Economia Solidária ser concebido.

Em 2013, a Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES) finalizou o segundo Mapeamento da Economia Solidária no Brasil. O Mapeamento teve como objetivo proporcionar a visibilidade e a articulação da Economia Solidária no País. Tantos dados deram origem ao Sistema de Informações em Economia Solidária (SIES), permitindo que milhares de empreendimentos econômicos de base coletiva e autogestionária fossem identificados e caracterizados. O SIES veio preencher uma lacuna sobre o entendimento da realidade da Economia Solidária no Brasil.

Percebeu-se, então, a necessidade de conhecer profundamente os atores dessa outra economia. Para complementar os dados do Mapeamento Nacional de Economia Solidária, também em 2013, foi realizada uma pesquisa nacional por amostragem. Essa pesquisa fez parte do Projeto SIES desenvolvido pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em convênio com a SENAES e com execução do Grupo de Pesquisa em Economia Solidária e Cooperativa, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais.

As cinco regiões do Brasil foram percorridas por 60 entrevistadores. Além da coleta dos dados, todos foram surpreendidos e se deixaram encantar pelas riquezas culturais e naturais do Brasil. Tantas histórias de vida e belas imagens registradas fizeram nascer o álbum de fotografias As faces da economia solidária no Brasil, que tem como pano de fundo a Economia Solidária.

Esse álbum retrata um pouco da vida dessas pessoas e também é dedicado a elas, que foram as protagonistas dessa pesquisa.

(texto da apresentação do livro, com alterações)

Informações

Título: As faces da economia solidária no Brasil
Realização: Grupo Ecosol
Ano: 2014

Onde encontrar: A obra está disponível em formato digital aqui e aqui.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *