Agência de emprego do governo francês gera polêmica ao reproduzir prova do reality show The Voice

A Pôle Emploi, agência pública para quem está procurando emprego na França, foi motivo de polêmica nessa semana por causa de um método pouco usual de fazer entrevista com os candidatos. Em várias sedes, os desempregados foram submetidos a uma performance parecida com a do programa de televisão The Voice, onde artistas tentam convencer os jurados de que eles merecem uma chance.

A cena lembra o reality show: os desempregados ficam de pé enquanto os recrutadores, sentados numa cadeira e de costas, escutam os candidatos apresentarem suas habilidades profissionais. Caso haja interesse, um deles se vira e o “seleciona”.

O método foi batizado de “This is the job” (“Esse é o trabalho”, em português). Até mesmo a buzina, que os selecionadores apertam no programa de televisão quando gostam de um artista, foi instalada. As associações de ajuda aos desempregados, assim como sindicatos do Pôle Emploi, criticam a iniciativa.

Intenção era lutar contra discriminação

No site da Pôle Emploi, a agência assume abertamente a relação com o programa de TV. Ela detalha um ateliê de três horas, reunindo 15 candidatos, com três minutos cada para convencer os seis membros do júri. “A operação, no modelo do The Voice, foi o verdadeiro sucesso”, pode-se ler no comunicado do Pôle Emploi.

A rádio France Inter entrou em contato com a agência, que confirmou a existência da iniciativa em cinco sedes, em quatro regiões francesas. “Foi uma ideia inocente, mas mal executada. A intenção era experimentar métodos de superar o CV, valorizar as competências e lutar contra a discriminação”, disse a Pôle Emploi, ressaltando o fato de que o exame acontecia “às cegas”, como no programa.

Após reconhecer que cometeu um “erro”, a Pôle Emploi disse que colocará fim ao método. A agência tem uma longa experiência de entrevistas inovadoras, como através de uma prova de esporte ou com jogos de aventura.

Fonte: RFI
Data original da publicação: 10/10/2018

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