A relação entre o Estado e os sindicatos sob uma perspectiva territorial

paularelacao_350As organizações de trabalhadores passaram por importantes transformações no início do século XX, quando o Estado brasileiro deixou de se pautar por uma lógica liberal e assumiu uma perspectiva corporativa. Este livro mobiliza conceitos geográficos para analisar como os sindicatos organizavam suas ações territoriais e de que maneira o Estado interferia nelas.

O período estudado contempla uma mudança na relação dos mecanismos estatais nas entidades dos trabalhadores, sendo que se no início do século tratava essencialmente de reprimir as manifestações operárias, por volta da década de 1930 influía diretamente na organização classista, com o fim da pluralidade sindical e o estabelecimento de uma ação sindical única, por exemplo.

A relação entre o Estado e os sindicatos sob uma perspectiva territorial nos fornece, assim, um estudo aprofundado das conformações do sindicalismo no início do século XX e apresenta uma contribuição significativa de como a Geografia pode ser apropriada para o estudo dos movimentos sociais.

(texto extraído do site da editora)

Informações

Título: A relação entre o Estado e os sindicatos sob uma perspectiva territorial
Autor: Almir El Hakim de Paula
Editora: Ed. Unesp
Ano: 2015

Onde encontrar: A obra está disponível em formato digital no site da Editora Unesp e também na biblioteca eletrônica SciELO Books.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *