A quarta revolução industrial e a reforma trabalhista: impactos nas relações de trabalho no Brasil

Autor: Cássio da Silva Calvete e Carlos Henrique Horn (Orgs.)
Editora: Cirkula
Ano: 2020
ISBN: 978-65-991785-0-4

A fase atual do capitalismo está intensificando a sua natural tendência de mercantilização do trabalho. Sua obsessão por reduzir o valor da mão de obra, associada às radicais transformações tecnológicas e informacionais em curso, deixam atônitos os verdadeiros produtores da riqueza social e demais atores do mundo do trabalho.

Neste sentido, é visível a pressão sistemática dos governos de corte neoliberal por transferir a regulação das relações de trabalho do âmbito do sistema normativo do Estado Democrático de Direito para o das empresas privadas, ou mesmo para promover a sua total desregulamentação, nos moldes realizados em diversos países e nas recentes “reformas” no Brasil. 

O livro que você tem em mãos possui três características que o diferenciam e o qualificam: a forte atuação profissional e engajamento institucional de seus autores na esfera das relações de trabalho, como integrantes do Poder Judiciário Trabalhista, sindicalistas, assessores técnicos ou advogados; a reconhecida excelência dos professores que orientaram as pesquisas, reflexão e debate acadêmico no âmbito do Curso de Especialização em Relações de Trabalho promovido pela Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS em parceria com a Escola Judicial do TRT4, que deu origem a esta publicação; finalmente, a interdisciplinaridade nele presente, com aportes teóricos de diversas áreas do conhecimento – economia, sociologia, medicina, educação, direito, dentre outras -, fundamental para uma compreensão mais ampla, rica e sistemática dos complexos fenômenos que marcam a realidade contemporânea do trabalho no Brasil e no mundo globalizado.

(texto presente no site da editora)

Onde encontrar

A obra está disponível para acesso no site da editora (mediante cadastro) e também no site da FCE-UFRGS (de forma direta).

Compartilhe

2 Responses

  • Olá. No site é mencionado que esta obra é de acesso aberto. Consigo, não consigo realizar download. Gostaria de auxílio do site democracia e mundo do trabalho. Imensamente grata.

    • Olá, Thaisy. Acrescentamos o link para o download direto no site da UFRGS (o download na editora também é gratuito, mas pede cadastro no site).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *