5 livros para entender o impacto da Revolução Industrial

Ilustração: Photo 12/Universal Images Group/Getty Images

1. Revolução industrial, de Francisco M. P. Teixeira (2004) 

A obra Revolução Industrial apresenta ao leitor um guia completo de 1830 a 1840, e explica como este período foi importante para consolidar a industrial na Inglaterra e para moldar o capitalismo.

2. A Quarta Revolução Industrial, de Klaus Schwab (2019) 

O livro A Quarta Revolução Industrial apresenta o atual período da humanidade, marcado por novas tecnologias do âmbito físico, digital e biológico. Segundo o autor Schwab, grandes potencias estão investindo na velocidade, amplitude e profundidade como método de produção.

3. Automação & Sociedade. Quarta Revolução Industrial, Um Olhar Para o Brasil, de por Elcio Brito da Silva, Maria Lídia Rebello Pinho Dias Scoton, Eduardo Mario Dias e Sergio Luiz Pereira (2018)

Automação & Sociedade. Quarta Revolução Industrial, Um Olhar Para o Brasil rompe com velhos paradigmas e proporciona uma reflexão sobre como a quarta revolução industrial afeta no modo de vida da sociedade, em especial da brasileira.

4. Da Revolução Industrial Inglesa ao Imperialismo, de Eric J. Hobsbawm (2011) 

O historiador Eric John Ernest Hobsbawm explica, em seu livro, as tradições da elite e o modo de vida dos trabalhadores. Sua pesquisa busca aprofundar quais foram as causas e consequências deste período histórico até os dias de hoje.  

5. A Revolução Industrial, de Leticia Canedo (1994) 

A Revolução Industrial, de Leticia Canedo, busca questionar o discurso capitalista deste período e explicar se ele realmente mudou a vida das pessoas para melhor. Além disso, a escritora discute qual o papel das máquinas no processo de transformação e a adaptação da economia global.

Fonte: Aventuras na História
Texto: Victória Gearini
Data original da publicação: 15/01/2020

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *