28/01/2016 e 29/01/2016 – I CIBERELAH – Congreso Iberoamericano de Relaciones Laborales y Recursos Humanos: os sistemas de relações laborais do século XIX até à atualidade

Desde o início da industrialização, o trabalho remunerado foi o meio de subsistência da maior parte da população. Os projetos de vida pessoal e familiar, a saúde ou as relações interpessoais apareceram subjugadas ao emprego e à sua qualidade. O estudo das relações laborais permite conhecer, portanto, questões tais como os níveis de vida, a desigualdade ou o conflito.

A atual crise devolveu à Europa – sobretudo à sua região mediterrânea – o desemprego como problema central. Na América Latina, o extraordinário crescimento econômico registrado em alguns países nos últimos anos não se traduziu – na mesma medida – em uma diminuição da desigualdade social. O crescimento da atividade econômica e da riqueza pôde prescindir da criação em massa de emprego de qualidade.

O I CIBERELAH – Congreso Iberoamericano de Relaciones Laborales y Recursos Humanos: os sistemas de relações laborais do século XIX até à atualidade, que será realizado em Sevilha, Espanha, nos dias 29 e 29 de janeiro de 2016, centra-se na análise dos sistemas de relações laborais em uma ampla cronologia – desde o século XIX até à atualidade – e no Espaço Atlântico (América Latina e Europa, com destaque para os países que compõem a Península Ibérica e o sul do continente).

A orientação dos estudos e debates será claramente interdisciplinar e favorecerá deste modo a perspectiva comparada.

Informações sobre programação, participantes, inscrição e local podem ser obtidas no site e na segunda circular do evento.

Fonte: circular do evento, com alterações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *