15/06/2018 a 29/06/2018 – Especialização em Relações de Trabalho – UFRGS

As relações de trabalho fazem parte de um quadro institucional mais amplo e quando elas se desenvolvem sob marcos pré-estabelecidos e aceitos por todos os agentes, respeitando as necessidades objetivas e subjetivas da inserção no trabalho e da inserção social dos trabalhadores, se constituem num dos pilares do progresso econômico e social de uma nação. Tendo isto presente, o curso procura elucidar processos e dinâmicas do mercado de trabalho, mudanças nas formas de gestão, impactos para a saúde do trabalhador, as dinâmicas do emprego e do desemprego no Brasil e as formas de representação dos interesses coletivos dos trabalhadores.

Objetivos do curso:

O Curso de Especialização em Relações do Trabalho tem por objetivo fornecer uma formação de caráter multidisciplinar reunindo conteúdos da Economia, Sociologia, Medicina Social e Educação sobre temas contemporâneos das relações de trabalho. A expressão relações do trabalho, que informa o núcleo central do Curso, refere-se, primeiramente, à relação de emprego assalariado. No entanto, a expressão vai mais além, abrangendo também as relações dos atores coletivos do mundo do trabalho, cuja interação afeta, direta ou indiretamente, a relação de emprego.

Informações

Coordenador: Cássio da Silva Calvete
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Modalidade: Presencial
Total: 360h
Período: 2018-2019 (início em 10/08/2018)
Estrutura: 4 bimestres com 3 disciplinas por bimestre. Cada disciplina corresponde a 7 aulas de 4,17 horas/aula ou 3:34 horas efetivas (com intervalo)
Trabalho de conclusão: Na forma de monografia, a ser entregue em 2019
Dias e horários de aula: Sextas-feiras à tarde e noite, e sábados pela manhã.
Local: Faculdade de Ciências Econômicas (UFRGS), Av. João Pessoa, 52, Centro, Porto Alegre
Período de inscrição: De 15/06/2018 a 29/06/2018 às 19 horas
Processo Seletivo: Análise de curriculum vitae e entrevista. Informações completas no edital.
Documentos para inscrição: Formulário de inscrição, cópia de documento de identidade com número do CPF e do RG, cópia de Comprovante de Residência, diploma de Curso Superior reconhecido pelo MEC, Curriculum vitae
Taxa de Matrícula: R$1.000,00 (valor unitário)
Mensalidade: R$856,11 (15 parcelas)

Mais informações no site do curso.

One Response

  • Que curso caro! É universidade pública! Que horror! Fiquei super interessada mas já tenho completo conhecimento que nada paga um curso assim, nem se forem os melhores professores da face da terra, que aliás, sendo funcionários públicos, deveriam repensar essa docência mediante pagamento. Tenho certeza de que o curso deve ser bom mas se torna restrito a um grupo de classe média alta aumentando a exclusão na academia. Totalmente contra a cobrança de mensalidades dentro da universidade pública. Se fosse um valor simbólico para pagar os custos eventuais de papel ou outra coisa. Um horror, lamentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *